A Lei nº 3.214 da Prefeitura Municipal de Cacoal de 2013 veda o uso em locais públicos do cachimbo conhecido como narguilé e de similares, confira abaixo a reportagem:
A título de conhecimento farei um breve comentário sobre a droga Arguile.
Pois bem, o Narguilé tem origem no Oriente. Dizem que o arguile teria sido inventado na Índia do século XVII, como um método para retirar as impurezas da fumaça. Na mão dos árabes, o cachimbo de água foi rapidamente incorporado para ser apreciado em grupo, acompanhado de café ou chá e muita conversa. No Brasil, o arguile foi trazido pelos imigrantes árabes.
O narguilé possui as seguintes estruturas, a saber:
Base (jarro ou vaso) peça central do arguile se parece com um vaso. É onde se coloca a água (ou algo mais forte com vodka, raki ). Geralmente é feita de vidro ou cerâmica e algumas são ornamentadas com desenhos.
Corpo: peça cilíndrica que sustenta o fornilho e conecta-se à base. Na base, projeta um tubo para dentro da água, que conduz a fumaça.
Fornilho (rosh, cabeça ou cerâmica): peça de barro ou cerâmica onde coloca-se o tabaco e, por cima deste, o carvão em brasa.
Abafador (laminito): Artefato em metal (muitas vezes descartados), geralmente alto para proteger a brasa do vento, evitando o consumo rápido do carvão.
Mangueira (condutor): é por onde se aspira a fumaça. Uma ponta termina numa piteira, e a outra encaixa-se na parte superior do corpo do arguile (acima da água). Pode haver mais de uma mangueira para que várias pessoas fumem juntas (porém estes com válvulas especiais, ou do contrário os usuários não poderão "puxar" a fumaça simultaneamente). Em arguiles usados em locais públicos, como bares e cafes, usa-se uma peça plástica removível na ponta da piteira, que pode ser lavada ou descartada a cada uso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário