domingo, 5 de janeiro de 2014

CONHEÇA UM POUCO SOBRE A DROGA COCAÍNA/PÓ/NEVE/PICO



A cocaína é extraída da planta Erythroxylon coca (princípio ativo que fica na folha chamada Coca) sendo uma planta tipicamente sul americana, é nativa dos Andes, onde mascar sua folhas, "coquear", é um habito tradicional que remonta vários séculos.
 A fabricação é feita utilizando-se a cocaína extraída da folha da coca com solventes de alta qualidade, como éter de petróleo, clorofórmio ou acetona, solventes controlados pela Polícia Federal.
 Essa droga tem alta capacidade de narcotizar o indivíduo, elevando muito a auto estima, por sua atuação no sistema nervoso central, aumentando a atividade mental do usuário.
O uso mais comum da cocaína é sob a forma de sal - o cloridrato de cocaína. É consumida via nasal (inalação), ou seja, aspirada, "cheirada". 



A cocaína pode também ser injetada na corrente sanguínea (por via venosa). Esta forma de uso é conhecida como o "pico".



 Por fim, pode ser usada em bebidas alcoólicas.

 Além da destruição do sistema nervoso central, a cocaína aumenta a pressão arterial e quando há a overdose o coração começa a fibrilar por não conseguir bombear e receber o sangue, causando o infarto, a isquemia, ao sofrimento cardíaco, até a morte.

O usuário experimenta oscilação da euforia à depressão, que chega quando o efeito eufórico termina, após uns 20 minutos do uso. Drogas como a cocaína produzem deformações no sistema nervoso central porque atacam os neurônios. O tratamento deve ser feito com a família, com psiquiatra e com muito amor pelo dependente.
Efeitos físicos e psíquicos
A cocaína provoca sensação de euforia e bem-estar, irritabilidade e aumento da atenção a estímulos externos.
Com o aumento da dose: reações de pânico, sensação de estar sendo perseguido, às vezes alucinações auditivas e táteis (escutar vozes, sentir sensação de bichos andando pelo corpo). O quadro completo é chamado de "psicose cocaínica".
Intoxicação aguda: em intoxicação com doses mais altas, quadro de síndrome cerebral orgânica (SCO), caracterizado por confusão e desorientação, podendo resultar em lesão cerebral.
Efeitos físicos: aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca podendo provocar infarto e arritmias que causam morte súbita.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

.